🔎 Lente nas Eleições #7: o que esperar desta reta final
Olá!
Estamos nos encaminhando para o fim da campanha eleitoral deste primeiro turno de 2022. Ainda há uma semana decisiva pela frente, com entrevistas, debates, horário eleitoral em rádio e TV e muitas falas dos candidatos em busca do voto do eleitorado. Por aqui, seguimos de olho e trazendo análises para que você tenha mais informação na hora de se decidir.
Conte com a Lupa nos próximos dias!
Um abraço,
Natália Leal
CEO
Curte a Lente? Envie este link e convide seus amigos para assinarem a newsletter
SBT e Globo nos debates da reta final da campanha eleitoral
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o último entrevistado da série de sabatinas dos presidenciáveis com o apresentador Ratinho, do SBT. Assim como nas outras entrevistas da série, incluindo a com Jair Bolsonaro (PL), no dia 13, o clima foi bem mais descontraÃdo, e o candidato ficou à vontade para sair um pouco do script — e, inclusive, falar sobre um almoço na casa do apresentador.
Apesar do cenário diferente, Lula voltou a repetir informações exageradas e falsas sobre seus mandatos como presidente que havia dito ao longo da campanha — e tinham sido corrigidas por checadores de fatos. Ele repetiu dados falsos e exagerados sobre reajustes de salários (checamos em 22 de julho), sobre o fluxo de comércio exterior (checamos em 12 de setembro) e sobre criação de empregos (checamos em 28 de agosto). Lula também disse que os governos petistas levaram a Ferrovia Norte-Sul até o estado de São Paulo. Porém, o trecho final só foi inaugurado em 2021, já no governo Bolsonaro.
No próximo sábado, os presidenciáveis devem voltar ao SBT para o penúltimo debate do primeiro turno. O clima deve ser bem menos amigável do que a mesa de bar metafórica ancorada por Ratinho. Contudo, ao que tudo indica, Lula não deve estar presente: a campanha do ex-presidente disse que ele deve recusar o convite, ao contrário dos outros três candidatos, que confirmaram presença. Mas é possÃvel que o petista mude de ideia, depois que Bolsonaro confirmou presença. Com Lula ou sem Lula, estaremos lá.
No Telegram, 24% mais menções a fraudes ― e contando
Pesquisadores que monitoram canais no Telegram detectaram um aumento da narrativa de fraude nas eleições: houve crescimento de 24% nas menções a fraude eleitoral no perÃodo de 12 a 18 de setembro nos 375 canais ativos observados. De acordo com Andressa Costa, doutoranda em Ciência PolÃtica no Instituto Superior de Ciências Sociais e PolÃticas (ULisboa) e pesquisadora do Centro de Administração e PolÃticas Públicas (CAPP/ISCSP), as menções a procedimentos de apuração quase triplicaram e as citações à s pesquisas eleitorais subiram 72%.
Isso mesmo antes da publicação dos levantamentos mais recentes, que apontam para um crescimento da distância entre o candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Na noite desta quinta (22), o Datafolha publicou uma nova pesquisa eleitoral em que aponta que o candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a 50% de votos válidos.
Com isso, é de se esperar um crescimento nas menções a teorias conspiratórias de toda a sorte envolvendo urnas e apuração. E é por isso que, aqui na Lupa, estamos desde já em esquema de plantão para monitorarmos o que está circulando e o que vai circular sobre desinformação eleitoral. Os próximos dias prometem.
…no Telegram: a Lupa lança oficialmente nesta sexta-feira seu canal no Telegram, por onde enviará diariamente as principais verificações, checagens e reportagens sobre as Eleições 2022. O canal estará focado na cobertura eleitoral pelo menos até o fim de outubro, quando teremos o segundo turno. Para entrar no canal e receber as notÃcias, basta ter o app do Telegram instalado e clicar aqui.
…no canal de Bolsonaro: um dado curioso detectados por pesquisadores é que o número de mensagens compartilhadas de 12 a 18 de setembro pelo canal oficial do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) mais que dobrou. No Telegram, o presidente apostou na divulgação do AuxÃlio Brasil e de sua associação com a criação do Pix.
Dicas? Correções? Escreva para lupa@lupa.news
Obrigado pela leitura e até a próxima semana
Não sabe o que a Lupa faz com seus dados?
Conheça nossa PolÃtica de Privacidade aqui
Enviamos este email porque você assinou nossa newsletter.
Se quiser parar de recebê-la, Clique aqui.Â