🔎 Fraude eleitoral: a desculpa de quem perde
#156: Apoiadores de Marçal espalham boatos sobre fraude nas urnas após virada de Boulos
Oi, meu nome é Marcela Duarte e eu sempre tive o maior cuidado para não assinar só o M: não queria que remetesse àquela palavra usada certa feita pelo apresentador William Waack para chamar a repórter Zelda Mello. Pois nem todo mundo tem o mesmo cuidado em não fazer m****. Foi o que vimos no domingo (6) de eleições quando as redes sociais começaram a ser empesteadas por fakes alegando fraude nas urnas. Quem destrincha essa história mal cheirosa para nós é a Nath Afonso. Boa leitura!
Acusações de fraude eleitoral dominam redes após primeiro turno em SP
A virada de Guilherme Boulos (PSOL) sobre Pablo Marçal (PRTB) na apuração da votação em São Paulo, tirando o ex-coach do segundo turno, foi o estopim para que os apoiadores do candidato derrotado dessem inÃcio a um levante alegando fraude nas eleições. Diversos conteúdos começaram a ser espalhados corroborando a narrativa.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que o resultado foi apertado em São Paulo. Marçal ficou na terceira colocação com 28,14% dos votos válidos. Ricardo Nunes (MDB) obteve 29,48%, e Boulos, 29,07% – os dois disputam agora o segundo turno.
O X ainda estava banido no domingo (6) de votação, o que não impediu diversas publicações sobre o tema na plataforma. As postagens alegavam interferência na votação e diziam que Marçal estaria sendo prejudicado intencionalmente. Quando Boulos chegou ao segundo lugar, o argumento dos eleitores de Marçal passou a ser de que a diferença entre os dois era pequena demais para não levantar suspeitas.Â
Na terça-feira (8), a Lupa localizou nas redes sociais uma desinformação que apontava que Boulos teria passado o influenciador às 18h45, um horário que mostraria um padrão das urnas eletrônicas a favor de candidatos de esquerda em algumas das últimas eleições. Segundo essas postagens, a virada de Boulos teria acontecido no mesmo horário em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ultrapassou Jair Bolsonaro (PL) em 2022 e quando Dilma Rousseff (PT) ultrapassou Aécio Neves (PSDB) em 2014, o que comprovaria a fraude – um trabalhador exemplar do Brasil, que executa suas tarefas sempre no mesmo horário. As postagens, claro, são falsas.
Boulos passou Marçal na contagem às 18h40, conforme mostra gráfico do minuto a minuto da apuração, com base em dados do TSE. Mas esse não foi o horário em que Lula e Dilma passaram à frente de seus adversários em eleições anteriores.
Em 2022, Lula ultrapassou Bolsonaro duas vezes. No primeiro turno, a virada ocorreu às 20h02; no segundo, às 18h44. Em 2014, Dilma passou Aécio às 19h32. Naquele ano, os brasileiros só puderam acompanhar a apuração após as 20h, momento em que foi encerrada a votação no Acre devido ao horário de verão.
Outra postagem alegava que o PT teria eleito apenas 46 prefeitos neste ano, enquanto o PL conquistou a prefeitura de "508 municÃpios, 2 capitais". A imagem questiona a popularidade e a eleição de Lula em 2022, já que, na lógica do conteúdo, em um paÃs que elegeu o atual presidente, o partido ao qual ele pertence teria que ter conquistado muito mais prefeituras em 2024. E a realidade, na verdade, é essa mesmo: o PT elegeu 248 prefeitos e prefeitas em primeiro turno, um número mais de cinco vezes maior do que o que alega a publicação.
O dado do PL está correto. A legenda conseguiu eleger prefeitos em 510 cidades, sendo duas delas capitais: Rio Branco (AC) e Maceió (AL).
O Tribunal Superior Eleitoral já desmentiu em muitos momentos acusações de fraudes nas urnas eletrônicas. O órgão criou diversos testes e etapas de segurança para garantir a integridade dos equipamentos usados na votação. A Lupa, há anos, verifica – e vai continuar verificando – informações falsas sobre urnas eletrônicas.
O furacão Helene, que devastou várias partes dos Estados Unidos entre 24 e 29 de setembro e resultou em centenas de mortes, também deixou para trás uma onda de teorias conspiratórias e desinformação. Enquanto comunidades se reúnem para discutir os esforços de resgate, postagens nas redes sociais alegam falsamente que esses encontros têm por objetivo a venda de terras e a extração de lÃtio, ligando eventos climáticos a conspirações globalistas e incêndios criminosos. Muitas dessas desinformações são alimentadas por imagens desatualizadas ou geradas por inteligência artificial. Especialistas apontam que a desinformação nesta crise é sem precedentes, com boatos sendo amplificados por figuras como Elon Musk e Donald Trump. [Brenda Farfoglia, analista de Produto]
A comediante britânica Karen Hobbs decidiu testar se a inteligência artificial tem graça em um stand-up escrito pelo ChatGPT. O resultado da experiência foram piadas cheias de clichês e estereótipos de gênero, que deixaram o público mais constrangido do que animado. Embora consiga combinar padrões e criar piadas simples, a IA ainda carece de nuances e compreensão dos contextos e produz um humor que falha em capturar a sutileza humana e é incapaz de se adaptar às reações do público. Por enquanto, parece que só os humanos dominam a arte de fazer o público rir genuinamente. [Flávia Campuzano, analista de Produto]
Conheça nossa polÃtica de privacidade.
Me permita um adendo: Fraude eleitoral: a desculpa da DIRETA quando perde.
Sempre eles colocam em dúvidas o mesmo sistema que elege um caminhão de proto fascistas aos mais variados cargos.
Por isso, que sem nenhuma dúvida, associo a extrema-direita a vários fatores e um deles é o de ter um péssimo caráter.
Nunca falha.